redige

A Redige foi fundada em 2022, na Universidade de Brasília, por meio do projeto de pesquisa “Rede de Pesquisa em Discurso e Gênero: cartografia para integração Brasil e América Latina”, apoiado pelo CNPq e coordenado por Viviane de Melo Resende e Maria Carmen Aires Gomes. Vinculou-se formalmente à ALED por ocasião do Seminário Discurso e Gênero, realizado na mesma universidade e com presença de pesquisadoras e pesquisadores de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile e Uruguai.

A articulação de uma Rede de Pesquisa em Discurso e Gênero pretende integrar os grupos de pesquisa de gênero em análise de discurso dos países latino-americanos que compõem a estrutura da ALED. Os estudos de gênero e discurso incluem temas como a agenda midiática e as redes sociais como espaços de construção discursiva sobre gênero, as violências de gênero, sexismo e misoginia, a articulação com questões raciais e étnicas. Pesquisas em discurso e gênero, sendo estudos interseccionais e interdisciplinares, têm potencial para propiciar o desenvolvimento teórico e metodológico do campo, para além da evidente relevância social do tema.

Atualmente já participam da rede, além das coordenadoras: Argentina: Laura Pardo (UBA), Mariana Marchese (UBA), Valentina Maccarone (UBA); Bolívia: Julieta Paredes (USP); Brasil: Carolina Gonzalez (UCB), Daniele Oliveira (UFBA), Débora Figueiredo (UFSC), Joana Pinto (UFG), Litiane Macedo (UFSC), Lorena Borges (UFAL), Pilar Acosta (IFB), Micheline Tomazi (UFES), Rosângela Nogueira (UFPA), Viviane Cristina Vieira (UnB), Alexandra Carvalho (UFMG), Cíntia Rodrigues (UnB), Nair Rabelo (UnB), Neila Priscila Costa (UFBA), Raylton Tavares, Rosane Galvão (UnB), Samuel Ribeiro (UFMG), Tatielle Rodrigues (UFBA); Chile: Evelyn Matus (PUC); Colômbia: Elizabeth Ruano Ibarra (UnB); Espanha: Lucía de la Presa (UPF); México: María Eugénia Flores (UANL); Uruguai: German Canale (UdelaR).

Facebook
YouTube
Instagram