You are here
Home > Últimas Noticias > Os discursos dos movimentos sociais

Os discursos dos movimentos sociais

22 de abril de 2021, 13h 15h20

Videoconferência via Sympla Streaming

Na próxima quinta-feira, 22/04/2021, às 13h, será realizada a palestra de abertura do I Ciclo de Palestras do Grupo de Pesquisa e Estudo em Análise de Discurso Crítica e Linguística Sistêmico-Funcional, vinculado ao Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia.

A palestra, intitulada OS DISCURSOS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS,  será proferida pelo Prof. Dr. Teun A. van Dijk, da Universidad Pompeu Fabra, Dept. de Traducción y Ciencias del Lenguaje, em Barcelona, Espanha. Vejam o cartaz de divulgação em anexo.

Será uma honra contar com a sua participação.

Segue o link para inscrição: https://bit.ly/3a8aOa8. As vagas são limitadas.

DESCRIÇÃO DO EVENTO

Este ciclo de palestras é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa e Estudo em Análise de Discurso e Linguística Sistêmico-Funcional, vinculado ao Instituto de Letras e Linguística (ILEEL), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O objetivo é promover um espaço de interlocução entre a comunidade interna e externa à UFU, de modo que possa contribuir para a formação de todos os envolvidos e lhes fornecer mais subsídios para o desenvolvimento de atividades de ensino e de pesquisas, pautando-se na Análise de Discurso Crítica (ou Estudos Críticos do Discurso). Trata-se de um conjunto de palestras que terão como foco a linguagem e sua relação com questões sociais atuais. Esse Ciclo terá uma periodicidade quinzenal e contará com a participação de convidados nacionais e internacionais. O evento será inteiramente online e gratuito.

Palestra de abertura Abertura: Maria Aparecida Resende Ottoni (UFU) Palestrante: Teun A. van Dijk (Universidade de Pompeu Fabra) Mediação: Conceição M. A. de A. Guisardi (UFU)

Os discursos dos movimentos sociais Uma das atividades principais dos movimentos sociais são os discursos manifestados em declarações, slogans, convocatórias, reuniões, assembleias, entrevistas, dentre outros. Nas ciências sociais, infelizmente, não existe uma teoria que dê uma ênfase significativa para o estudo desses discursos, e, em geral, são ignoradas as teorias e métodos de cinco décadas dedicadas aos estudos do discurso. Em vez disso, a maioria dos estudos sobre os movimentos sociais usam o conceito de frames, de maneira muito vaga, sem detalhar sobre as estruturas discursivas e cognitivas. Como parte de um novo projeto sobre o discurso e a cognição dos movimentos sociais, busco, então, nesta palestra, apresentar os primeiros resultados desse estudo.

Cordialmente, 

Maria Aparecida Resende Ottoni

http://lattes.cnpq.br/0380550845031804

https://orcid.org/0000-0003-3674-3407 .

Universidade Federal de Uberlândia
Instituto de Letras e Linguística 

Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos – Mestrado e Doutorado

Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras

Av. João Naves de Ávila, 2121 – Santa Mônica

Uberlândia, Minas Gerais.

CEP: 38400-902

Tel: +55 34 3239-4162

Deja una respuesta

5 × uno =

Top