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V CONGRESO INTERNACIONAL DA ABES – ASOCIACIÓN BRASILEIRA DE ESTUDIOS SEMIÓTICOS

Prezado colega,
Vimos convidá-lo a enviar trabalho para o simpósio que coordenaremos no V Congresso Internacional da ABES – Travessias, a se realizar na Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, de 04 a 07 de abril de 2017. Informações detalhadas para a submissão de trabalho, inscrição, programação e outras coordenadas podem ser acessadas por meio do link:

http://www.congressoabes2017.com/

Envio de propostas: de 11 de setembro a 30 de outubro

Será um prazer tê-lo entre nossos interlocutores no Simpósio Semiótica e Estética da Comunicação, cuja ementa segue abaixo.

Kati Caetano (PPGCom/UTP) e Adriana Tulio Baggio (UFPR)
SIMPÓSIO SEMIÓTICA E ESTÉTICA DA COMUNICAÇÃO/ABES-2017

A incorporação da experiência sensível no foco de atenção da semiótica, bem como de suas propriedades estésicas nas relações do homem com o mundo e com outros seres humanos, coloca na ordem do dia a relevância da dimensão estética dos processos interacionais, aprofundando os vínculos entre o aspecto cognitivo e afetivo da comunicação. Tendo como princípio a ideia de que a estética é condição originária do laço comunicacional, e de que o campo da comunicação, cada vez mais, tem sido abordado no mundo contemporâneo pela lógica da midiatização e da circulação dos sentidos, esse simpósio tem o propósito de acolher reflexões que tratem tanto da importância do sensível na representação das operações cognitivas presentes nos atos comunicativos, e portanto de uma estética da comunicação definida pela figura do comum que permeia a partilha do sensível, assim como de diferentes poéticas adotadas pelas mídias. Por experiência sensível entendemos aqui os modos de apreensão do sentido simulados em enunciados comunicacionais, e aqueles sentidos apreendidos em ato, experimentados e vividos, nas instâncias mesmo da cotidianidade, pelos sujeitos nos processos interacionais.Tal objetivo insere-se na proposta do congresso, pelo fato de que a experiência – uma forma quase-narrativa de travessia, como nos lembra Paolo Fabri -se inscreve especialmente, embora não de maneira exclusiva, nas novas formas de interação e nos componentes sensoriais da produção de sentido e da subjetividade nas produções midiáticas.Tem-se como princípio, portanto, que a estética e a estesia ocorrem na articulação entre o sensível e o inteligível, entre o sentir e o compreender. É conhecida a etimologia comum de sabor e saber recuperada por Greimas em De L’ Imperfection, quando nos lembra que o latim sapere, ter sabor, converte-se em saber; podemos evocar também em outra perspectiva teórica sobre o sentido, o empenho do pragmaticista Herman Parret em demonstrar que no movimento da compreensão e do raciocínio abdutivo estão implicados o sentimento, o faro, o tato e o bom gosto, a sensibilidade e a imaginação. A estesia convoca e articula os sentidos para a produção do sentido nos enunciados e nos processos comunicacionais. No entanto, uma exacerbação dessa mesma estesia pode levar a um esvaziamento do sentido por meio de uma an-estesia, situação que tem ocupado muitas reflexões na comunicação na esteira de uma perspectiva crítica da primazia das sensações. Por isso, o simpósio acolhe trabalhos de diferentes abordagens, que englobem o estudo dos fundamentos estéticos da experiência comunicativa em sua relação com os processos midiáticos e o campo da comunicação, a estetização da vida cotidiana e seus efeitos de espetacularização, a experiência estética e as performances do corpo, as múltiplas formas de mediações e contágios nas relações em rede, online e offline, e seu papel na construção de subjetividades e dessubjetividades, a produção cultural e jornalística em contexto multimidiático, bem como os recursos estético-estésicos presentes em diferentes mídias e práticas comunicacionais. Trata-se, em suma, de criar espaços de interlocução entre a semiótica e os estudos de comunicação, mediados pelos interesses comuns em relação à experiência estética.

As línguas oficiais do Simpósio “Semiótica e Estética da Comunicação” são: português, francês, inglês, espanhol e italiano.

Cher collègue,
Nous vous invitons à soumettre des travaux au symposium sous notre coordination dans le V Congrès International de ABES – Traversée, qui se tiendra à l’Université Fédérale Fluminense, Niterói, RJ, Brésil, 04-07 Avril 2017. Des informations détaillées pour la soumission des travaux , l’enregistrement , la programmation et d’autres coordonnées sont accessibles via le lien:

http://www.congressoabes2017.com/

Présentation des propositions 11 Septembre à 30 Octobre.

Ce sera un plaisir de vous compter parmi nos partenaires dans le Symposium “Sémiotique et Esthétique de la Communication”, dont le menu est ci-dessous.

Kati Caetano (PPGCom/UTP) e Adriana Tulio Baggio (UFPR)

SYMPOSIUM SÉMIOTIQUE ET ESTHÉTIQUE DE LA COMMUNICATION/ABES-2017

L’intégration de l’expérience sensible au cœur de la sémiotique, ainsi que ses propriétés esthésiques dans les relations de l’homme avec le monde et les autres êtres humains, met à l’ordre du jour l’importance de la dimension esthétique des processus interactionnels, approfondissant notamment les liens entre l’aspect cognitif et affectif de la communication. Partant du principe que l’esthétique est une condition originaire du lien communicationnel, et que le domaine de la communication est de plus en plus abordé dans le monde contemporain, par sa logique de médiatisation et de circulation des sens, ce colloque a comme objectif de recueillir les réflexions traitant tantôt de l’importance du sensible dans la représentation des opérations cognitives présentes dans les actes communicatifs, et par-là, d’une esthétique de communication définie par la figure commune qui imprègne le partage du sensible, tantôt des différentes formes poétiques adoptées par les médias. Par expérience sensible, on entend ici les moyens de considération du sens sous forme d’énoncés communicationnels, et les sens qui soient envisagés dans l’acte, expérimentés et vécus, au cours de la vie quotidienne, par les sujets des processus interactionnels. Cet objectif s’insère tout à fait à la proposition du congrès, par le fait que l’expérience – forme presque-narrative de traversée, comme nous le rappelle Paolo Fabri – s’inscrit notamment, mais pas exclusivement, aux nouvelles formes d’interaction et aux composants sensoriels de la production de sens ainsi que de la subjectivité dans le matériel médiatique. On prendra ainsi pour principe que l’esthétique et l’esthésie apparaissent à l’articulation entre le sensible et l’intelligible, entre le sentir et le comprendre. On connaît l’étymologie commune de “saveur” et “savoir” remise à jour par Greimas dans De L’ Imperfection, quand il nous rappelle que le latin “sapere”, avoir de la “saveur”, se convertit en “savoir” ; on peut également évoquer dans une autre perspective théorique du sens, les travaux du pragmaticien Herman Parret pour démontrer que sont impliqués dans le mouvement de la compréhension et du raisonnement abductif l’odorat , le toucher et le goût, la sensibilité et l’imagination. L’esthésie fait appel à et articule les sens pour la création de productions de sens au sein des énoncés et dans les processus communicationnels. Cependant, une exacerbation de cette même esthésie peut amener à un vide de sens à travers une an-esthésie, situation aujourd’hui sujette à de nombreuses réflexions dans le domaine de la communication s’orientant vers une perspective critique de la suprématie des sensations. C’est pour cela que le colloque comprend des études de différents abordages, dont des travaux portant sur les fondamentaux esthétiques de l’expérience communicative dans sa relation avec les processus médiatiques et le domaine de la communication, l’esthétisation de la vie quotidienne et ses effets de spectacularisation, l’expérience esthétique et les performances du corps, les multiples formes de médiations et les contagions dans les relations en réseaux online et offline, et son rôle dans la construction de subjectivités et des-subjectivités, le matériel culturel et journalistique en contexte multimédia, ainsi que les ressources esthético-esthésiques présentes dans les différents médias et pratiques communicationnels. Il s’agit, en somme, de créer des espaces d’interlocution entre la sémiotique et les études de communication à travers leurs intérêts communs en relation à une expérience esthétique.

Les langues officielles du Symposium «Sémiotique et Esthétique de la Communication” sont: portugais, français, anglais, espagnol et italien.

Estimado colega,
Te invitamos a enviar sus trabajos para el simposio que coordinaremos en el V Congreso Internacional de ABES – Travesías, que tendrá lugar en la Universidad Federal Fluminense, Niteroi, Brasil, 04-07 de abril de 2017. La información detallada para la presentación de los trabajos, registro, programación y otras coordenadas se puede acceder a través del link:

http://www.congressoabes2017.com/
Presentación de propuestas: 11 septiembre-30 octubre.
Será unplacertenerte entre nuestros interlocutores enelSimposio de “Semiótica y Estética de laComunicación”, cuyomenúsigueabajo.

Kati Caetano (PPGCom/UTP) e Adriana Tulio Baggio (UFPR)

SIMPOSIO SEMIÓTICA E ESTÉTICA DE LA COMUNICACIÓN

La incorporación de la experiencia sensivel en el foco de atención de la semiótica, así como sus propiedades estésicas en las relaciones del hombre con el mundo y con los otros seres humanos, incluye en la agenda la importancia de la dimensión estética de los procesos de interacción, y la profundización de los vínculos entre los aspectos cognitivos y afectivos de la comunicación. Teniendo como principio la idea de que la estética es el estado original del lazo de la comunicación, y de que, cada vez más, el campo de la comunicación, ha sido abordado en el mundo contemporáneo por la lógica de los medios de comunicación y la circulación de los sentidos, este simposio tiene como objetivo aceptar reflexiones que aborden la importancia de lo sensible en la representación de las operaciones cognitivas presentes en los actos comunicativos, y por tanto una estética de comunicación definida por la figura de lo común que impregna la mediación de lo sensible, así como de diversas poéticas adoptadas por los medios de comunicación. Por experiencia sensible aquí entendemos los modos de percepcióndel sentido simulado en los enunciados comunicativos o aprehendidos en el acto, experimentados y vividosincluso en la vida cotidiana por los sujetos en procesos objetivos interacionales. Este objetivo es parte de la propuesta del Congreso, por el hecho de que la experiencia – una forma casi-narrativa de travesía, como nos recuerda Paolo Fabri – cae en particular, aunque no exclusivamente, en las nuevas formas de interacción y en los componentes sensoriales de la producción de sentido y de la subjetividad en las producciones de los medios de comunicación. El principio es que la estética y estesia se producen en la articulación entre lo sensible y lo inteligible, entre el sentimiento y la comprensión. Conocemos la etimología común de sabor y saber, recuperada por Greimas en De L ‘Imperfección, cuando nos recuerda que el “sapere” – tener sabor – se convierte en el conocimiento; también podemos evocar en otra perspectiva teórica sobre el sentido, el compromiso del pragmatista Herman Parretpor demostrar que en el movimiento de la comprensión y del razonamiento abductivo están involucrados el sentimiento, el olfato, el tacto y el buen gusto, la sensibilidad y la imaginación. El estesis llama y articula el camino para la producción de sentido en los enunciados y procesos de comunicación. Sin embargo, una exacerbación de laestesia puede conducir a que el significado se quede vacío a través de un an-estesis, una situación que ha llevado a muchas reflexiones sobre la comunicación a raíz de una perspectiva crítica de la primacía de las sensaciones. Por lo tanto, el simposio da la bienvenida a trabajos con diferentes enfoques, que engloben el estudio de los fundamentos estéticos de la experiencia comunicativa en su relación con los procesos mediáticos y el campo de la comunicación, la estetización de la vida cotidiana y sus efectos de espectacularización, la experiencia estética y las performances del cuerpo, las múltiples formas de mediaciones y contagios en las relaciones en red, en línea y fuera de línea, y su papel en la construcción de subjetividades y dessubjetividades, la producción cultural y periodística en un contexto multimedia, así como los recursos estético-estésicos presentes en diferentes medios y prácticas de comunicación. En resumen, se trata de crear espacios de diálogo entre la semiótica y los estudios de comunicación, mediados por intereses comunes en relación a la experiencia estética.

Los idiomas oficialesdelSimposio “Semiótica y Estética de laComunicación” son: portugués, francés, Inglés, español e italiano.

Carissimi colleghe e colleghi

Vi invitiamo a presentarelavori al simposiosotto il nostrocoordinamentonel V CongressoInternazionale di ABES – Travessias, che si terràall’UniversitàFederaleFluminense, Niterói, RJ, Brasile, il 4-7 Aprile 2017. Informazionidettagliate per la presentazione di lavoro, la registrazione, la programmazioneedaltridettagli sono disponibiliall’indirizzo:

http://www.congressoabes2017.com/

L’invio di lavorivanno dal 11 Septembre al 30 Octobre 2016.

Sarà un piacere averti tra i nostripartnernelSimposioSemioticaedEsteticadellaComunicazione, il cuitemaviene in seguito.

Kati Caetano (PPGCom/UTP) e Adriana Tulio Baggio (UFPR)

SEMIOTICA ED ESTETICA DELLA COMUNICAZIONE
L’incorporazione dell’esperienza estetica sensibile al centro dell’attenzione della semiotica, bensì come le loro proprietà estesiche nei rapporti dell’uomo col mondo e gli altri esseri umani, mette all’ordine del giorno la rilevanza della dimensione estetica dei processi di interazione, approfondendo i legami tra l’aspetto cognitivo e quello affettivo della comunicazione. Avendo come principio l’idea della estetica come condizione originaria del laccio comunicazionale, e che il campo della comunicazione è affrontato nel mondo contemporaneo sempre di più dalla logica della mediatizzazione e circolazione del sensi, questo simposio accogli riflessione che riguardano sia l’importanza del sensibile nella rappresentazione delle operazione cognitive presenti in atti comunicative ovvero di una estetica della comunicazione definita dalla figura del comune che permea la condivisione del sensibile, sia le diversi poetiche adottati della media. Intendiamo per esperienza sensibile i modi ¬– simulati in enunciati comunicazionali – de apprendere il senso e quei sensi presi in atto, sperimentati e vissuti proprio nel vivere quotidiano dei soggetti nei processi di interazione. Questo obiettivo rientra nella proposta del convegno per quanto l’esperienza – una forma quasi-narrativa di attraversamento (travessia), come ci ricorda Paolo Fabbri – ricade particolarmente, anche se non esclusivamente, nelle nuove forme di interazione e nei componenti sensoriali della produzione di senso e della soggettività nelle produzioni mediatiche. Il principio dunque è che l’estetica e l’estesia avvengono nell’articolazione tra il sensibile e l’intelligibile, tra il sentire ed il comprendere. È ormai conosciuta l’etimologia comune – ricoverata da Greimas nel Dell’Imperfezione – tra le parole sapore e sapere, entrambi originate dello stesso verbo latino sapere; possiamo anche evocare in un’altra perspettiva teorica sul senso l’impegno del prammatista Herman Parret nel dimostrare che il movimento della comprensione e del pensiero adduttivo coinvolgono il sentimento, l’olfatto, il tatto, il buon gusto, la sensibilità e l’immaginazione. L’estesia richiama e articola i sensi verso la produzione di senso negli enunciati e nei processi comunicazionali. Tuttavia, una esacerbazione di tale estesia può portare ad uno svuotamento del senso verso una an-estesia, una situazione che ha generato molte riflessioni sulla comunicazione, nella scia di una prospettiva critica della prevalenza delle sensazioni. Perciò il simposio accoglie lavori di approcci diversi che coinvolgono: lo studio dei fondamenti estetiche dell’esperienza comunicativa nel suo rapporto col processi mediatici e il campo della comunicazione; l’estetizzazione della vitta quotidiana e loro effetti di spettacolarizzazione; l’esperienza estetica e gli performance del corpo; le molteplici forme di mediazioni e di contagi nelle relazioni in rete, online ed offline, e il suo ruolo nella costruzione di soggettività e de-soggettività; la produzione culturale e giornalistica in un contesto multimediale, bensì come i risorsi estetici-estesici presenti nei diversi media e pratiche comunicazionali. Si tratta insomma di creare spazi di dialogo tra la semiotica e gli studi sulla comunicazione, mediati da interessi comune che riguardano l’esperienza estetica.
Le lingue ufficiali del Congresso ABES saranno accettate nel Simposio Semiotica ed Estetica della Comunicazione: portoghese, francese, inglese, spagnolo e italiano.
DearColleague,
Wewouldlike to inviteyourpapersubmissions to the symposium thatwe are coordinatingat V International Congress of ABES – Crossings, to be heldat the Fluminense Federal University, Niterói, Brazil, 04-07 April 2017.
Forfulldetailsandinformationonthesubmissionprocess, pleasefollowthis link: http://www.congressoabes2017.com/
Papersubmissions: September 11 to October 30 2016.
Itwill be a pleasure to haveyouamongourinterlocutors in Semiotics and AestheticCommunication Symposium, on the followingthematicissue.

Kati Caetano (PPGCom/UTP) e Adriana Tulio Baggio (UFPR)
Semiotics and Communication Aesthetics
The incorporation of sensitive experience in the focus of semiotics, as well as their esthesic properties in the relations of human beings with each other and with the world, address the importance of aesthetic dimension in interaction processes, deepening the links between communication cognitive and affective aspects.Having as principle the idea that aesthetics is original condition of the communication lace, and that field of communication has been increasingly approached in the contemporary world by the logic of mediatization and meanings circulation, this symposium aims to welcome reflections that address both the importance of the sensitive in the representation of cognitive operations present in communicative acts, and thus of a communication aesthetics defined by common figure that permeates the distribution of the sensitive, as well as various poetics adopted by the media. By sensitive experience we understand the ways of meaning realization simulated in communication enunciates and the meanings got in act, experienced and lived by subjects in interactional processes in very proper instances of everyday life. This objective is inserted in the Congress proposal by the fact that experience – an almost-narrative form of crossing (travessia), as Paolo Fabbri remembers – fits particularly, though not exclusively, in the new forms of interaction and in the sensitive components of meaning production and subjectivity in media productions. The principle, therefore, is that aesthetics and esthesia occur in the joint between sensitive and intelligible, between feeling and understanding. It is well known the common etymology of words “savor” and “knowledge” retrieved by Greimas in De L’Imperfection, when he reminds us that the Latin form sapere – savor (sabor) – becomes knowledge (saber). We can also evoke, in another theoretical perspective on the meaning, the commitment of pragmaticist Herman Parret to show that movement of abductive understanding and reasoning involves feeling, smell, touch and taste, sensitivity and imagination. Esthesia calls and articulates senses for the production of meaning in enunciates and communication processes. However, an exacerbation of esthesia can lead to an emptying of meaning through an an-esthesia, a situation that has held many reflections on communication in the wake of a critical perspective of the primacy of sensations. For this reason, the symposium receives papers from different approaches, covering: the study of aesthetic fundamentals of communicative experience in their relationship with media processes and communication field; the aestheticization of everyday life and their spectacularization effects; the aesthetic experience and body performances; the multiple forms of mediations and contagions in online and offline network relations as well as its role in the construction of subjectivities and de-subjectivities; cultural and journalistic production in a multimedia context; the aesthetic-esthesic resources present in different media and communication practices. In summary, this symposium aims to create dialogue spaces between semiotics and communication studies, mediated by shared interests regarding the aesthetic experience.
Officiallanguages of ABES Congresswill be accept in Semiotics and Communication Aesthetics Symposium: Portuguese, French, English,

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